Conheça agora as principais linhas de financiamento do Pronaf Crédito por modalidades, grupos de beneficiários e valores disponíveis:

LINHAS DE FINANCIAMENTO DO PRONAF CRÉDITO

O Pronaf Crédito dispõe de 16 linhas de financiamento com condições específicas para cada modalidade e público conforme quadro abaixo, definido para o Plano-Safra 2012/2013.




Fonte: SAF/MDA – 2012

baixe aqui o PDF
ou clique no quadro para ampliar


OS CRÉDITOS DO PRONAF PODEM DESTINAR-SE A CUSTEIOS OU INVESTIMENTOS


2.1 - Créditos de Custeio
Os créditos de custeio se destinam a financiar atividades agropecuárias e não agropecuárias, de beneficiamento ou de industrialização da produção própria ou de terceiros enquadrados no Pronaf, de acordo com projetos específicos ou propostas de financiamento.


2.2 - Investimento Mais Alimento
Os créditos de investimento se destinam a financiar atividades agropecuárias ou não agropecuárias, para implantação , ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços, no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, de acordo com projetos específicos.

MODALIDADES ESPECIAIS DE FINANCIAMENTO DO PRONAF CRÉDITO


1. Pronaf Agroindústria
Crédito para investimentos, inclusive em infraestrutura e gestão, que visem o beneficiamento, o processamento e a comercialização da produção agropecuária, de produtos florestais, do extrativismo, de produtos artesanais e da exploração de turismo rural, incluindo até 35% do custeio associado.

2. Pronaf Agroecologia

Crédito destinado ao financiamento de sistemas agroflorestais; exploração extrativista ecologicamente sustentável, plano de manejo e manejo florestal; recomposição e manutenção de áreas de preservação permanente e reserva legal e recuperação de áreas degradadas; enriquecimento de áreas com o plantio de espécie florestal nativa do bioma.

3. Pronaf Eco

Linha de crédito destinada a investimento em energia renovável e sustentabilidade ambiental, servindo para implantar, utilizar e/ou recuperar sistemas de produção e uso de energia solar, da biomassa, eólica, mini-usinas de biocombustíveis; tratamentos de água, de objetos e efluentes, compostagem e reciclagem; sistemas de armazenamento, tratamento, distribuição e água; produtos florestais madeireiros e não madeireiros; práticas conservacionistas e de recuperação e melhoramento da capacidade produtiva do solo.

4. Pronaf Eco Dendê e Seringueira

Linhas de crédito que integram as condições do pronaf ECO destinadas, especificamente, a projetos de investimento para as culturas do dendê ou da seringueira, com custeio associado para a manutenção da cultura até o quarto ano.


6. Crédito de Investimento para Convivência com o Semi-Árido
Destinado a projetos sustentáveis de convivência com o semiárido, servindo para implantação, ampliação, recuperação ou modernização da infraestrutura produtiva, inclusive aquelas relacionadas com projetos de produção e serviços agropecuários e não agropecuários, ficados na sustentabilidade dos agroecosistemas.




7. Pronaf Mulher
Crédito de Investimento para atendimentoa propostas de crédito das mulheres agricultoras.


8. Pronaf Jovem
Crédito de Investimento para atendimento a propostas de crédito de jovens agricultores e agricultoras maiores de 16 (dezesseis) anos e com até 29 (vinte e nove) anos, integrantes de unidades familiares da agricultura familiar.

9. Pronaf Custeio
São créditos destinados ao custeio do beneficiamento e industrialização da produção, inclusive aquisição de embalagens, rótulos, aquisição e formação de estoques de insumos e matéria-prima, comercialização, armazenagem e conservação de produtos finais.

10. Pronaf Cotas-Partes
Destinado ao financiamento da integralização de cotas-partes dos agricultores familiares filiados a cooperativas de produção ou para aplicação em capital de giro, custeio, investimento ou saneamento financeiro.

11. Microcrédito Rural
Destinado a financiamentos de custeios e investimentos agropecuárias e não agropecuárias para agricultores familiares com Renda Bruta Anual de até R$ 10 mil, podendo os créditos cobrir qualquer demanda que possa gerar renda para a família atendida à exceção de custeios que não estejam associados aos investimentos.


OUTRAS INFORMAÇÕES: PROGRAMA NACIONAL DE MICROCRÉDITO PRODUTIVO ORIENTADO – PNMPO

Metodologia de implementação do Crédito Rural a pessoas físicas ou jurídicas que pode ser desenvolvida com a Agricultura Familiar, onde é disponibilizado acompanhamento e monitoramento à atividade financiada incluindo planejamento e gestão da produção, além de assistência técnica qualificada visando ao seu melhor aproveitamento e aplicação, bem como ao crescimento e sustentabilidade da atividade econômica.