16/01/2013 | ALIMENTO DA SEMANA
Agrião, a folha com qualidades medicinais
FOTO: Getty images

Além de figurar em saladas, o agrião é comumente encontrado em xaropes e chás. Isso porque ele possui propriedades medicinais, sendo muito eficaz no combate à tosse e a outros problemas nas vias respiratórias, colaborando na diminuição dos sintomas de asma e bronquite. Tratamentos para outras doenças também podem ser feitos com suas folhas (veja mais abaixo).

O teor calórico do agrião é baixíssimo. Suas folhas têm provitamina A, vitaminas do complexo B e muita vitamina C. Nos talos há uma boa concentração de iodo. Com todas essas vantagens, o agrião pode fazer parte da sua alimentação em grande quantidade e frequentemente (exceto para gestantes). Vale lembrar que as verduras de cor verde-escura são sempre excelentes fontes de ferro e cálcio. Para completar, o sabor desta folha se torna um estimulante para o apetite, o que é recomendado para crianças “ruins de prato”, e também contribui para a digestão.

Auxílio medicinal
O agrião é uma das folhas com mais propriedades medicinais, com a vantagem de ser fácil de encontrar em mercados e feiras. Ele faz bem para o fígado, é um poderoso diurético, sendo recomendado para diabéticos, combate o ácido úrico (causador da temida Gota), evita a formação de pedras nos rins, ameniza os efeitos tóxicos da nicotina no organismo, combate o escorbuto (doença na gengiva), reforça o sistema imunológico e, como função mais popular, trata os problemas respiratórios.

Como se tratar
São várias as formas encontradas para usar o agrião como tratamento para doenças. Fervido com leite, é bom para tratar acúmulo de catarro no peito e reumatismo. Também pode ser batido com água, ou suco de frutas, ou até mesmo feito um chá, para o mesmo fim. O xarope de mel com agrião é um conhecido expectorante, tratando tosse, bronquite e tuberculose.

Contra-indicação
O consumo de agrião em grande quantidade não é recomendado para mulheres grávidas, pois ele pode agir negativamente no útero, causando um aborto.

Aprenda a fazer o xarope
O xarope de mel e agrião pode ser feito de várias maneiras. Conheça uma forma simples de prepará-lo, para usar como um remédio natural, livre de conservantes e substâncias artificiais. Você vai precisar de folhas e talos de agrião, mel, açúcar e água.
1. Lavar um punhado de folhas e talos.
2. Cortar em pequenos pedaços.
3. Colocar em uma vasilha juntamente com uma xícara de chá de água fervente.
4. Abafar por dez a quinze minutos.
5. Coar.
6. Juntar com uma xícara de chá de açúcar e levar ao fogo baixo, em uma panela esmaltada ou inox, mexendo sempre.
7. Cozinhar até formar uma calda.
8. Deixar tampado por duas horas e acrescentar uma colher de sopa de mel.
9. Guardar em vidro apropriado e limpo.

Posologia:
Tomar uma a duas colheres de sopa, três vezes ao dia. Crianças: tomar a metade desta dose. Fazer o tratamento durante o tempo necessário à cura.

Cuidados:
O xarope não é indicado para pessoas diabéticas por conter grandes quantidades de açúcar. O diabético pode optar por sucos com o agrião e sem açúcar. Gestantes, lactantes, crianças menores de quatro anos, pessoas com inflamação das vias urinárias, com úlceras e com história de sensibilidade a alguns componentes químicos do agrião também devem evitar.

Receita via http://www.plantasquecuram.com.br

FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila