07/12/2010 | PNCF
Seminário nacional avalia Programa Nacional de Crédito Fundiário

Dirigentes sindicais de todo Brasil e a executiva da Contag participam do III Seminário de avaliação e planejamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que acontece hoje (07) e amanhã, em Brasília. O evento é organizado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O secretário de Política Agrária da Contag, Willian Clementino, representou os trabalhadores (as) rurais durante a manhã de trabalhos que contou com a presença de entidades que representam e organizam os beneficiários do PNCF, dos bancos oficiais, além do secretário da SRA, Adhemar Almeida, e do secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT), Humberto de Oliveira.

Após o testemunho de dois beneficiários do PNCF, o ex-presidente da Contag e agora eleito deputado estadual pelo estado de Pernambuco, Manoel de Serra, iniciou sua fala referindo-se aos depoimentos. “Isso me emociona, pois prova que nós tínhamos razão quando reivindicamos há anos atrás que o Estado brasileiro precisava avançar em relação ao acesso a terra”, disse. Durante o mandato de Manoel de Serra, na presidência da Contag, o MSTTR reivindicou a criação de um programa de acesso a terra e foram dados os primeiros passos no que hoje é o Programa Nacional de Crédito Fundiário.

O secretário Adhemar Almeida, divulgou alguns dados do PNCF, que revelam o governo já investiu R$2,2 bilhões em atendimento a mais de 83,2 mil famílias. Ao todo foram cerca de 1,4 milhões de hectares adquiridos para o programa.

Para o secretário, o PNCF é mais uma forma dos brasileiros se apropriarem da riqueza do país. Ele reconhece que ainda é preciso alguns ajustes. “Sabemos que ainda não concluímos tudo o que era preciso, mas avançamos demais em pontos que estavam esquecidos pelos governos anteriores”, afirma.

Na avaliação do dirigente da Contag, Willian Clementino, o PNCF apresenta lacunas que serão ajustadas com o tempo, mas também representa uma oportunidade de acesso, de continuidade e permanência do trabalhador rural no campo. “O programa mudou a vida de muitas pessoas e tomara que continue para mudar a vida do Brasil também”, diz.

Hoje a tarde, os dirigentes das Fetags, assessoria da Contag, e demais participantes vão acompanhar a abertura oficial, que acontece à tarde com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. A programação de hoje prevê a apresentação de um estudo de caso sobre as boas práticas sindicais nas parcerias sociais do PNCF.

FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias